A hidroterapia neurológica tem como objetivo reabilitar o paciente dentro de uma piscina aquecida, onde se deve avaliar o potencial, estimular as capacidades e superar as limitações. Essa modalidade da fisioterapia é uma aliada fundamental na reabilitação de pacientes acometidos por disfunções neurológicas. As mais comuns são acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo cranioencefálico, lesão medular, esclerose múltipla, mielomeningocele, síndrome de down, má formações, traumatismo craniano, doença de Parkinson, lesão no plexo braquial, distrofias musculares, polineuropatias, hérnia de disco dentre outras.
Os benefícios terapêuticos da imersão em água aquecida são, relaxamento muscular, alívio da dor, aumento da circulação sanguínea, redução do impacto e da agressão sobre as articulações pela diminuição do peso aparente. Há um aumento da confiança do paciente para explorar e desenvolver suas potencialidades, reforçada pela redução do temor de quedas ao solo, inexistentes na água.
Os exercícios aquáticos são benéficos particularmente para aqueles com limitações de movimento significativas onde, em solo, as atividades físicas são mais difíceis de serem realizadas. O treino de habilidades motoras na água como o equilíbrio e a marcha, pode aumentar a confiança e facilitar as atividades em solo, ou seja, as aquisições motoras atingidas na piscina através da hidroterapia são levadas para a vida diária do paciente.
Objetivos gerais da hidroterapia em pacientes neurológicos:
1.Restauração das amplitudes de movimento.
2.Prevenção deformidades e atrofias.
3.Redução da espasticidade.
4.Reeducação dos reflexos posturais.
5.Melhora do equilíbrio e da coordenação motora.
6.Melhora da sensibilidade.
7.Reeducação dos movimentos voluntários.
8.Facilitação do ortostatismo e treinode marcha.
9.Melhora do padrão respiratório.
10.Estímulo ao equilíbrio, à noção de esquema corporal, à propriocepção e à noção espacial.
11.Ganho de independência funcional, como treino de atividades da vida diária e o encorajamento à natação, quando possível.
12.Melhora da qualidade de vida.
Dentro da água temos uma maior estimulação tátil e sensorial, portanto uma maior ativação muscular e vivência de atividades funcionais, que muitas vezes não é possível em solo no caso de pacientes com acometimentos neurológicos. Pois todo o tempo o paciente busca um equilíbrio, um controle motor e um reequilíbrio muscular devido as propriedades que a água exerce sobre o corpo.
Para cada caso é analisado e traçado objetivos específicos de acordo com suas alterações e dificuldades, visando alongamento,fortalecimento e ou relaxamento.
Na clínica Hidro E Terapia as sessões são individualizadas e realizadas por um fisioterapeuta capacitado, buscando uma melhor reabilitação com os diferentes métodos existentes. Além dos objetivos em relação a parte motora, nossa equipe faz um trabalho diferenciado em relação a parte psicológica, uma vez que esse fator deve estar organizado para a melhora do estado geral do paciente neurológico. Seguimos muitas vezes uma abordagem através da psicologia junguiana e psicossomática, o que nos faz respeitar o tempo de cada indivíduo em relação as suas conquistas.