A hidroterapia é cada vez mais usada para o tratamento de doenças da coluna vertebral. É considerada bem-sucedida porque diminui os níveis de dor, uma vez que reduz as forças de compressão articular. A percepção da ausência de peso experimentada na água parece eliminar ou reduzir drasticamente a proteção muscular do corpo. Isso resulta na diminuição do espasmo muscular e da dor que podem ocorrer nas atividades funcionais diárias do paciente. O objetivo primário da hidroterapia é ensinar o paciente a usar a água como uma modalidade para melhorar o movimento e o condicionamento físico. Em seguida, juntamente com outras modalidades e tratamentos terapêuticos, a hidroterapia pode tornar-se um elo a mais na cadeia de recuperação do paciente.
A palavra “coluna” já diz tudo sobre a importância desta estrutura no nosso corpo. Ela é o centro de equilíbrio do sistema musculoesquelético do ser humano e fornece a base para a estabilização do nosso corpo, permitindo uma distribuição perfeita das forças e dos gestos exercidos no nosso dia a dia ou nas práticas esportivas. Não é à toa que muitas lesões da coluna vertebral são atribuídas ao desequilíbrio e ao desalinhamento desta estrutura. Ou seja, a má postura é, sem dúvida, a grande vilã das mazelas existentes na coluna.
Descrevemos aqui, alguns diagnósticos relacionados aos problemas da coluna vertebral que podem se beneficiar através da hidroterapia. São eles:
1. Lombalgia ou dor lombar,
2. Lombociatalgia ou dor ciática,
3. Cervicalgia, cervicobraquialgia ou dor cervical,
4. Hipercifose ou hiperlordose provenientes de alteracões posturais da coluna vertevral,
5. Hérnia de disco, protusão discal,
6. Osteoporose,
7. Estenose do canal medular, estenose lombar,
8. Espondilolistese,
9. Espondilite anquilosante,
10. Escoliose,
11. Degeneração discal,
12. Artrose vertebral,
13. Artrodese,
14. Artroplastia.
Cada doença tem seus sintomas, e é na melhora dos sintomas que nós da clínica Hidro E Terapia / hidroterapia zona oeste de SP, alcançamos ótimos resultados desde 1999 atendendo as mais diversas patologias através da hidroterapia.
SINTOMAS:
1 – Dor nas costas há mais de três meses;
2 – Coluna torta quando entra em crise;
3 – Dor noturna que piora durante o sono e que permanece ao acordar;
4 – Dor que piora ao ficar em pé com a perna estendida;
5 – Bastante dificuldade para ficar sentado por mais de 10 minutos;
6 – Redução de força em uma das pernas ou nas duas;
7 – Impossibilidade de ficar de ponta de fé com uma das pernas;
8 – Dor, formigamento ou dormência nos membros;
9 – Dificuldades extremas para segurar a urina;
10 – Redução do rendimento e desânimo para a realização de atividades rotineiras;
11 – Dores de cabeça associadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros;
12 – Dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto.
Ao identificar incômodos similares, deve-se procurar por ajuda médica imediatamente. Mascarar a dor com o uso de medicamentos (por conta própria) ou “receitas caseiras” é colocar a saúde em risco. O ideal é investigar a causa das dores e demais sintomas com a ajuda de um especialista para que a raiz do problema (e não somente os efeitos que ele manifesta) seja tratada de forma adequada e efetiva.
Na maioria dos casos, as pessoas melhoram da dor e voltam a ter uma vida normal, mas é bom deixar claro que o repouso e os medicamentos não devolvem a funcionalidade nem fortalecem os músculos que ficaram fracos com a doença. Acreditamos que esse seja um dos principais motivos de tantas dores recorrentes na coluna vertebral. A pessoa termina o tratamento, mas não segue mantendo uma atividade adequada. Assim, se você teve um episódio de dor severa na coluna e esses sintomas permaneceram por mais de três meses, provavelmente outros virão. Portanto, é preciso fazer uma atividade física em locais adequados e com profissionais especializados.
A clínica Hidro E Terapia / hidroterapia zona oeste de SP, desenvolveu ao longo desses anos, um programa de reabilitação e pós reabilitação para a coluna afim de proporcionar a manutenção dos resultados obtivos com o tratamento individual, ou ainda obter ganhos de força muscular e condicionamento físico, já que esses só são possíveis em constante atividade corporal. É muito comum que o paciente termine seu tratamento e pare com os exercícios, ou ainda pode exagerar no treino em academias pois nem sempre considera que apesar de sua melhora em relação aos sintomas, existe ainda uma lesão ou doença que não tem cura, como no caso da hérnia de disco por exemplo, sendo assim devem seguir atividades adptadas aos seus problemas.
Saiba mais sobre nossas atividades terapûticas aquáticas, elas podem ser uma alternativa para uma vida saudável e sem dor. Temos a natação adptada e a hidroadaptada como ótima alternativa.
Clínica Hidro E Terapia / hidroterapia zona oeste de SP.
Reabilitação e atividades aquáticas.
Contato: 01138019536 / Whatsapp: 011988937040.