A Hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que deve ser realizada em clínicas que cumpram as normas de acessibilidade, temperatura e atendimento. Explicamos aqui algúns fatores primordiais caso você esteja fazendo uma pesquisa desse serviço:

1.Certifique-se que o local escolhido para seu tratamento de hidroterapia é clínica ou academia.
A hidroterapia deve ser realizada em clínicas por fisioterapeutas ou em locais que possuam o registro de empresa autorizado pelo crefito com piscinas específicas para tratamento. O registo da clínica Hidro E Terpia, hidroterapia zona oeste de SP é 3290/SP.

2.Peça informação sobre a temperatura da piscina.
A Hidroterapia é realizada em piscina aquecida numa média de 34 graus podendo ser um pouco menos ou um pouco mais levando em conta o clima local. Uma piscina de academia não oferece a temperatura ideal considerada terapêutica, pois é utilizada para atividade física onde os exercícios são mais intensos, diferentes das técnicas e exercícios propostos pela hidroterapia.

3.Certifique-se que receberá atendimento individual.
Na clínica Hidro E Terapia os atendimentos de hidroterapia são realizados de forma individual.

4.HIDROGINÁTICA OU HIDROTERAPIA?
Faça a seguinte pergunta: Eu quero ou preciso fazer "HIDRO" porque?
É muito comum recebermos orientações médicas para "fazer hidro". A questão é, que hidro? Que a água é um "santo" remédio todos nós já ouvimos falar um dia, mas ficar numa hidro com água fria é completamente diferente de uma com água bem quentinha.
Então se seu médico pediu para você fazer "hidro" porque tem algum tipo de dor provenientes de artrose, artrite, bursitre, hérnia de disco ou outra doença, possui alguma limitação em determinados movimentos,  não está conseguindo andar tão bem quanto antes devido as dores e falta de equilíbrio, ou por qualquer outro motivo que te gere além de dor medo do movimento, você precisa fazer a HIDROTERAPIA. Mas, se você não tem nenhum tipo de dor ou restrição, e a "hidro" no seu caso for indicada apenas para melhorar o condicionamento físico e manter-se ativo em relação a força e flexibilidade por exemplo, você pode fazer HIDROGINÁTICA.
Resumindo: Tem dor ou dificuldade de realizar algum movimento? comece pela hidroterapia. Não tem dor ou nenhuma dificuldade em se movimentar? pode começar direto pela hidroginástica.

5. Se possível, converse com pessoas que já fizeram hidroterapia. Disponibilizamos aqui, alguns depoimentos de clientes. Mais do que falarmos do nosso trabalho, veja o resultado através de relatos de alguns deles.

A clínica Hidro E Terapia, atende seus clientes baseada em evidenências científicas nas áreas de fisioterapia e hidroterapia. Entretando nossa  experiência prática de 20 anos com resultados satisfatórios na reabilitação, nos mostra que nada vale o conhecimento técnico e teórico  se não ouver uma conexão empática entre o terapeuta e o paciente. É fundamental levarmos em conta a percepção do indivíduo durante os exercícios realizados. Existem muitas técnicas que podem trazer benefícios imediatos a determinada pessoa, e nem sempre o mesmo resultados será alcançado por outra. Por conta disso, não seguimos protocolos rígidos de atendimentos. Sempre que necessário adaptamos a técnica e os protocolos de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

A hidroterapia pode ser indicada para idosos, crianças, hipertensos, gestantes ou adultos que tenham problemas no joelho, quadril, coluna, dores generalizadas provenientes da fibromialgia, alterações posturais e de equilíbrio, sequelas neurológicas ou ortopédicas.

Além da hidroterapia, nossa clínica oferece diversas atividades terapêuticas como a hidrocaminhada, hidroalongamento, hidrorelaxamento,
natação adaptada, hidropilates, e hidrocorrida por exemplo.

EFEITOS TERAPÊUTICOS GERAIS DA PISCINA AQUECIDA:

1. Alívio de dor;

2. Alívio do espasmo muscular;

3. Relaxamento;

4. Aumento da circulação sangüínea;

5. Melhora das condições da pele;

6. Manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento (ADMs);

7. Reeducação dos músculos paralisados;

8. Melhora da força muscular (desenvolvimento de força e resistência muscular);

9. Melhora da atividade funcional da marcha;

10. Melhora das condições psicológicas do paciente; e

11. Máxima independência funcional.

Dentre os resultados de pesquisas publicadas há efeitos terapêuticos da hidroterapia já comprovados por evidência científica, dentre os quais se destacam os benefícios como aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação, absorção do exudato inflamatório e debridamento de lesões, bem como incremento na força e resistência muscular, além de equilíbrio e propriocepção. Afirmam que o espasmo muscular pode ser reduzido pelo calor da água, auxiliando na redução da espasticidade. Os autores sustentam ainda que a imersão na água provoca redução do tônus muscular, enquanto que a dor pode ser reduzida por ambos os estímulos térmicos. Além disso, a imersão na água facilita a mobilidade articular, relacionada à redução do peso corporal.

A HIDROTERAPIA ATUA DE FORMA PREVENTIVA, MOTORA E SENSORIAL:

1.Preventivo:

-Previne deformidades e atrofias;

-Previne piora do quadro do paciente;

-Diminui o impacto e a descarga de peso sobre as articulações.

2.Motor:

-melhora da flexibilidade;

-Trabalho de coordenação motora global, da agilidade e do ritmo;

-Diminuição do tônus (diminuindo as referências fusais);

-Reeducação dos músculos paralisados;

-Facilitação do ortostatismo e da marcha;

-Fortalecimento dos músculos.

3.Sensorial:

-Estimula o equilíbrio, a noção de esquema corporal, a propriocepção e a noção espacial, já que a água é um meio instável;

-Facilita as reações de endireitamento e equilíbrio, visto que não existe pontos de apoio e o paciente é obrigado a promover alterações posturais (flutuação e turbulência);

-Diminui os estímulos proprioceptivos à medida que aumenta a profundidade, diminuindo a descarga de peso.

Todos podem se beneficar com os princípios físicos da água associados a fisioterapia aquática. Basta pesquisar sobre a forma que o serviço é realizado pois infelizmente ainda muitos estabelecimentos não seguem as normas adequadas para o tratamento. Pesquise sobre o local, histórico e resultados alcançados de quem fará seu tratamento. A clínica Hidro E Terapia / hidroterapia zona oeste de SP, atende desde 1999 as mais diversas patologias, conheça alguns resultados de nosso trabalho através dos depoimentos de nossos clientes.

Os efeitos fisiológicos na água aquecida são resultantes do exercício executado e variam de acordo com as temperaturas da água, a pressão hidrostática, a duração do tratamento e a intensidade dos exercícios. Outro fator importante é que as reações fisiológicas podem ser modificadas pelas condições da doença de cada paciente. Muitos efeitos terapêuticos benéficos obtidos com a imersão na água aquecida (como o relaxamento, a analgesia, a redução do impacto e da agressão sobre as articulações) são associados aos efeitos possíveis de se obter com os exercícios realizados quando se exploram as diferentes propriedades físicas da água, tais como:

• Densidade relativa - determina a capacidade de flutuar de um objeto ou corpo. A densidade da água é igual a 1, já a de um corpo humano é de 0,93, por isso ele flutua

• Força de empuxo ou de flutuação - é a força de sentido oposto ao da gravidade. Ou seja, ao inspirar, o indivíduo bóia e ao expirar ele afunda, pois com 5% da estrutura corporal acima da água, o corpo humano flutua. Essa propriedade é utilizada como resistência ao movimento, sobrecarga natural, estímulo à circulação periférica, fortalecimento da musculatura respiratória, facilitação do retorno venoso e participante do efeito massageador da água;

• Tensão superficial - atua como resistência ao movimento. Possui valor apenas quando o músculo é pequeno ou fraco;

• Pressão hidrostática - a água, como qualquer líquido, exerce pressão no objeto nela imerso. Se o objeto estiver em repouso (relaxamento), a pressão exercida em todos os planos será igual. Se o objeto estiver em movimento e a água também, ver-se-à a pressão reduzida bem como o empuxo, provocando certo afundamento que, se controlado, é parcial. Segundo a lei de Pascal, cada tipo de massa (corpo, líquido, gasoso ou sólido) recebe e transmite uma pressão determinada, dependendo da profundidade de imersão. Quanto maior a profundidade em que o corpo de encontra, maior será a pressão exercida sobre ele. Isto significa que um indivíduo em pé na água sofrerá maior pressão nos pés. A pressão hidrostática possui efeitos terapêuticos, promovendo aumento do débito cardíaco, aumento da pressão pleural e aumento da diurese;

• Impacto - ao contrário dos exercícios no solo, os aquáticos são executados em baixa velocidade, diminuindo o impacto, o que faz diminuir também os problemas advindos de tal formação quando em solo.

OS EFEITOS PSICOLÓGICOS DA ÁGUA AQUECIDA:

Bates e Hanson (1998) e Degani (1998) concordam que, como em todo programa de saúde, a hidroterapia objetiva o bem-estar social do indivíduo. Quando passamos por dificuldades, o organismo tende a se desorganizar e essa desarmonia pode trazer sérias conseqüências físicas e/ou psíquicas. O bem-estar, segundo esses autores, não consiste apenas em respostas do corpo, da estrutura física, mas, sobretudo, de uma integração do corpo e da mente para a obtenção de resultados ideais, levando a uma perfeita condição de exercício da cidadania. O tratamento do indivíduo através da hidroterapia vai muito além de progressos físicos. Permite, ainda, a reconstituição da autoconfiança e da auto-estima; a valorização do corpo no comportamento social; a integração do homem com o meio; promove descarga de tensão emocional (relaxamento); equilíbrio emocional e autocontrole; e age como facilitador da demonstração de sua criatividade (por meio da autoconfiança).vindos de tal formação, quando em solo.


TÉCNICAS UTILIZADAS NA HIDROTERAPIA:

Método Halliwick
O método Halliwick foi desenvolvido, em 1949, na Halliwick School for Girls, em Southgate, Londres. MC Millian, que foi o criador da técnica, desenvolveu inicialmente uma atividade recreativa que visava dar independência individual na água, para pacientes com incapacidade e treiná-los a nadar. Com o passar dos anos, ele foi aperfeiçoando seu método original e adotou técnicas adicionais que foram estabelecidas a partir dos seguintes princípios:

• Adaptação ambiental: envolve o reconhecimento de duas forças, gravidade e empuxo que, combinados, levam ao movimento rotacional;

• Restauração do equilíbrio: enfatiza a utilização de grandes padrões de movimento, principalmente com os braços, para mover o corpo em diferentes posturas e ao mesmo tempo, manter o equilíbrio; • Inibição: é a capacidade de criar e manter uma posição ou postura desejada, através da inibição de padrões posturais patológicos;

• Facilitação: é a capacidade de criar um movimento que desejamos mentalmente e, controlá-lo fisicamente, por outros meios sem utilizar a flutuação. Tal aprendizado é graduado através de um “programa de dez pontos”, que utiliza a seqüência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral. Essas técnicas têm sido utilizadas para tratar terapeuticamente pacientes pediátricos ou adultos com diferentes alterações de desenvolvimento e disfunções neurológicas, na Europa e nos Estados Unidos da América do Norte.

Bad Ragaz
Bad Ragaz é uma cidade Suíça construída em torno de um spa de água morna natural, com três modernas piscinas cobertas. Em 1930 teve início a utilização deste spa para exercícios aquáticos. Tal técnica de exercícios se originou na Alemanha pelo dr. Knupfer Ipsen, cujo objetivo era promover a estabilização do tronco e das extremidades através de padrões de movimentos básicos e às vezes resistidos, realizados segundo os planos anatômicos. O paciente é posicionado em decúbito dorsal, com auxílio de flutuadores ou “anéis” no pescoço, pelve e tornozelos, é por isso que a técnica também é designada de “método dos anéis”. Em 1967, Bridgt Davis incorporou o método de facilitação neuromuscular proprioceptiva ao “método dos anéis”. Beatice Egger desenvolveu ainda mais esta técnica, publicando-a em Alemão. Atualmente, o método Bad Raggaz é constituído de técnicas de movimentos com padrões em planos anatômicos e diagonais, com resistência e estabilização fornecidos pelo terapeuta. O posicionamento do paciente em decúbito dorsal é mantido através de flutuadores nos seguimentos anatômicos já mencionados anteriormente. A técnica pode ser utilizada passiva ou ativamente em pacientes ortopédicos, reumáticos ou neurológicos. Os objetivos terapêuticos incluem redução de tônus muscular, pré-treinamento de marcha, estabilização de tronco, fortalecimento muscular e melhora da amplitude articular.

Método Watsu
O Watsu, também conhecido como “Water Shiatsu”, aquashiatsu ou hidroshiatsu, foi criado por Harold Dull, em 1980. Tal técnica aplica os alongamentos e movimentos do shiatsu zen na água, incluindo alongamentos passivos, mobilização de articulações e “hara-trabalho”, bem como pressão sobre “tsubos” (acupontos) para equilibrar fluxos de energia através dos meridianos.

Hidrocinesioterapia
A hidrocinesioterapia constitui um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentadas no movimento humano. É a fisioterapia na água ou a prática de exercícios terapêuticos em piscinas, associada ou não aos manuseios, manipulações, hidromassagem e massoterapia, configurada em programas de tratamento específicos para cada paciente. Os métodos terapêuticos específicos para a fisioterapia aquática que surgiram na Europa e EUA vêm auxiliar a recuperação do paciente, como Halliwick (Inglaterra), Bad Ragaz (Suíça), Watsu (EUA), Burdenko (Rússia), Osteopatia Aquática (França e Canadá), entre outros. Dessa forma, um programa de hidrocinesioterapia adequado a cada paciente pode representar um grande incremento no seu tratamento, obtendo-se os efeitos de melhora em tempo abreviado e com menor risco de intercorrências, como dor muscular tardia e microlesões articulares decorrentes do impacto. Uma avaliação criteriosa do paciente é realizada, acrescida de informações sobre a experiência do paciente com a água, imersão e domínio ou não de nados. O exame físico, a análise dos exames complementares e a avaliação dos movimentos funcionais são indispensáveis para se estabelecer os objetivos do tratamento e prognóstico idealizado, para então serem determinados os procedimentos hidrocinesioterapêuticos em escala progressiva. A primeira sessão do paciente na água visa complementar a avaliação convencional, a fim de se observar sua adaptação e habilidades no meio líquido, densidade corporal e flutuabilidade, bem como o seu comportamento na piscina. As entradas e saídas do paciente na piscina são diferenciadas entre pacientes que deambulam e os que não deambulam, bem como os procedimentos utilizados para a adaptação do indivíduo ao meio líquido. Cabe salientar que todo o programa e execução do tratamento são personalizados, específicos para cada paciente.

A clínica Hidro E Terapia / hidroterapia zona oeste de SP, atende seus clientes com base em todas essas técnica, mas nossa experiência através de resultados satisfatórios nos mostra que nada vale o conhecimento da técnica se não ouver uma conexão empática entre o terapeuta e o paciente. É fundamental levarmos em conta a percepção do indivíduo durante os exercícios realizados. Existem muitas técnicas que podem trazer benefícios imediatos a determinada pessoa, e nem sempre o mesmo resultados será alcançado por outra. Por conta disso, não seguimos protocolos rígidos de atendimentos. Sempre que necessário adaptamos a técnica e os protocolos de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Clínica Hidro E Terapia, hidroterapia zona oeste de SP.
Reabilitação e atividades aquáticas.
Contato:  011 38019536. Whatsapp 011 988937040.

NATAÇÃO ADAPTADA


Na clínica Hidro E Terapia, hidroterapia zona oeste de SP, você pode  fazer um programa de natação totalmente adaptado as suas necessidades. Diferente de uma aula de natação c... Saiba Mais

HIDROTERAPIA NA COLUNA


A hidroterapia é cada vez mais usada para o tratamento de doenças da coluna vertebral. É considerada bem-sucedida porque diminui os níveis de dor, uma vez que reduz as forças de co... Saiba Mais

HIDROTERAPIA NA NEUROLOGIA


A hidroterapia neurológica tem como objetivo reabilitar o paciente dentro de uma piscina aquecida, onde se deve avaliar o potencial, estimular as capacidades e superar as l... Saiba Mais

HIDROTERAPIA NA FIBROMIALGIA


A hidroterapia é um recurso terapêutico muito eficaz para o tratamento da fibromialgia. Dentro da piscina terapêutica é possível os vários pontos de dor receberem ao mesmo tem... Saiba Mais

HIDROTERAPIA NA REUMATOLOGIA


A clínica Hidro E Terapia / hidroterapia zona oeste de SP, atua desde 1999 combatendo os sintomas gerados pelas doenças Reumáticas. Grande parte das complicações dessas doenças&nbs... Saiba Mais

HIDROTERAPIA NO JOELHO


A Hidroterapia é um ótimo recurso para a reabilitação de problemas na articulação do joelho. Pode beneficiar pessoas com artite, artrose, lesões nos ligamentos, lesões musculares, ... Saiba Mais